28 de fev. de 2013

Prova de Fogo (Without Limits)










Sinopse:

Todos respeitavam Steve Prefontaine (Billy Crudup). Aqueles que o viram correr, que o conheciam e que foram seus adversários nas pistas. Ele revolucionou o esporte com sua competitividade feroz e sua habilidade de incendiar as multidões. Durante toda a carreira, permaneceu invicto em sua especialidade e manter os sete recordes americanos para corrida entre 2.000 e 10.000 metros. Correu uma das mais brilhantes provas da história nas Olimpíadas de Monique de 1972, e era o grande favorito para os Jogos de Montreal, quatro anos mais tarde. Aos 24 anos de idade, Prefontaine era uma lenda das pistas de corrida. Hoje, ele é um mito no mundo do esporte.

Sobre a personagem:

Ela é uma ginasta da faculdade, cujo nome verdadeiro não é relevado, sendo conhecida apenas como Iowa's Finest. É observada pelo corredor Steve Prefontaine enquanto estava dando saltos em uma cama elástica. É depois de esse primeiro olhar, que Iowa's Finest e Steve decidem passar uma noite juntos.





Sobre o filme:

Without Limits, conhecido no Brasil como "Prova de Fogo" foi dirigido e escrito por Robert Towne, diretor ganhador do Óscar por Chinatown. O filme é uma biografia de Steve Prefontaine, corredor olímpico norte-americano de média e longa distância que foi recordista americano em cinco eventos, dos 2000 m aos 10000 m. Também mostra a vida de seu treinador Bill Bowerman, que mais tarde tornou-se o co-fundador da Nike, Inc.

Esse é o segundo filme produzido pelo também ator Tom Cruise e pela sua ex-agente Paula Wagner. Foi lançado nos cinemas em 11 de setembro de 1998, um ano após o final das filmagens que ocorreram em Eugene, Oregon e Los Angeles. Com uma campanha promocional discreta,  Without Limits arrecadou 777.000 dólares nas bilheterias americanas. Foi distribuido mundialmente pela Warner Bros. No Brasil, foi lançado em VHS e exibido na TV paga pelos canais Telecine e TNT e na TV aberta, na Rede Bandeirantes.

O ator Donald Sutherland recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante pela sua atuação como o treinador Bill Bowerman no filme.

- Comparação com Prefontaine, Um Nome sem Limites:

"Prova de Fogo" é muitas vezes comparado a "Prefontaine - Um Nome sem Limites", um filme semelhante sobre a vida de Steve Prefontaine que foi lançado um ano antes pela Disney e estrelado por Jared Leto.

Enquanto ambos os filmes narram os mesmos eventos, o filme da Disney conta a história do ponto de vista de Bill Dellinger, o treinador assistente que acompanhava Steve em seu dia-a-dia, e Nancy Alleman, a última namorada do corredor. Prefontaine também explora o lado amador dos atletas norte-americanos e as condições e falta de recursos que os eles tiveram em suas tentativas de competir com os melhores atletas do mundo. Além de Jared Leto, intepretando o personagem título, o elenco tinha Ed O'Neill como Bill Dellinger e R. Lee Ermey como Bill Bowerman. 

Já Prova de Fogo é contado do ponto de vista de Bill Bowerman, com Bill Dellinger tendo um papel menor e destacando Mary Marckx, a namorada de Prefontaine quando ele estava na Universidade de Oregon. Neste filme não há nenhuma Nancy Alleman e Mary é sua namorada durante todo o tempo. 

O personagem Bowerman, intepretado por Donald Sutherland é apresentado como um bom mentor, enquanto em Prefontaine, R. Lee Ermey interpreta um Bowerman duro e do tipo geral. Em ambos os filmes, Prefontaine é mostrado como teimoso e difícil de ser treinado.

- Cena com Amy Jo Johnson:

Antes do campeonato da NCAA, é mostrada a cena onde Steve Prefontaine machuca seu pé em um quarto de hotel, enquanto fazia acrobacias com uma atleta interpretada por Amy Jo Johnson. Diferente do que é mostrado no filme, na vida real, Steve machucou o pé quando tentou um salto para a piscina do hotel de cima de um posto de salva-vidas.

Elenco:

Billy Crudup - Steve Prefontaine
Donald Sutherland - Bill Bowerman
Monica Potter - Mary Marckx
Jeremy Sisto - Frank Shorter
Matthew Lillard - Roscoe Devine
Billy Burke - Kenny Moore
William Mapother - Bob Peters
Frank Shorter - Fred Long
Dean Norris - Bill Dellinger
Gabriel Olds - Don Kardong
Judith Ivey - Barbara Bowerman
Amy Jo Johnson - Iowa's Finest
Adam Setliff - Mac Wilkins
Lisa Banes - Elfriede Prefontaine
Nicholas R. Oleson - Russ Francis

Trailer:



Fotos:




Últimas postagens: