26 de mar. de 2013

Na Estrada do Rock (Sweetwater)

Sinopse:

Este drama musical relata a verdadeira história da banda Sweetwater, que se tornou lenda após abrir a primeira edição do Festival de Woodstock e desapareceu sem maiores detalhes. Trinta anos depois do desaparecimento da banda, a jornalista Cami Carlson (Kelli Williams) precisa produzir um documentário sobre o que aconteceu com a Sweetwater e com seus integrantes, tudo para não perder seu emprego. Ela então decide partir em busca dos ex-integrantes e no decorrer das reportagens descobre que o fim da banda está ligado ao desaparecimento da vocalista, Nanci Nevins (Amy Jo Johnson), a maior estrela do grupo. Cami começa a procurar por pistas de Nanci e quando encontra Alex (Kurt Max Runte), um dos criadores da banda, começa a traçar os caminhos que levam a devastadora tragédia que acometeu a banda.

Em flashbacks, é revelado como Nanci Nevins se juntou ao grupo de rapazes liderados por Alex, contrariando sua mãe, para a formação da banda. É mostrada a relação de confiança e amor que envolveu Nanci e Alex, a amizade dos integrantes, os shows, as turnês e como a banda atingiu o auge do sucesso tocando para mais de 500 mil pessoas no Festival de Woodstock.

Sobre a personagem:



Nanci Nevins é uma típica adolescente dos anos 70. Ousada e sonhadora, ela está cansada de ficar sobre o olhar cuidadoso da mãe. Ela quer viver experiências novas, dirigir, beber e cantar rock’n roll. As coisas mudam quando, em pequeno bar, Nanci sobe no palco e canta com a banda que estava no local. Alex, o tecladista, viu que a voz de Nansi se encaixava com perfeição ao estilo que ele pretendia seguir e a convida para fazer parte do grupo. É assim que Nanci parte para um mundo totalmente diferente do que ela conhecia, virando a vocalista de uma banda de rock e aprendendo a enfrentar seus altos e baixos.



Sobre o filme:

"Na Estrada do Rock" é um filme musical e biográfico, baseado na história real da banda de rock psicodélico de Los Angeles, Sweetwater, que ficou marcada por ter sido a primeira banda a se apresentar no lendário Festival de Woodstock em 1969. Foi produzido pelo canal VH1 em parceira com a Paramount Pictures e distribuído no Brasil pela CIC Vídeo. O roteiro foi escrito por Victoria Wozniak e supervisionado pelos próprios integrantes da banda Sweetwater. O filme é estrelado por Amy Jo Johnson que dá vida a Nansi Nevins, a vocalista da banda, e canta as músicas que aparecem na produção. Uma das cenas clássicas do filme é apresentação da Sweetwater no Festival de Woodstock para mais de 500 mil pessoas.

- Produção:

Em 1999, o canal musical VH1 anunciou que estaria ingressando na produção de filmes. O objetivo inicial era o foco em filmes musicais biográficos, sendo histórias reais de nomes da música. A história dramática e pouco conhecida da banda Sweetwater e principalmente de sua vocalista, chamou atenção do canal VH1 e principalmente da Paramount Pictures, que se juntou ao canal para a produção do filme. Logo, o VH1 confirmou que o primeiro filme "Movies That Rock" seria sobre banda Sweetwater. Partindo da história de Nansi, uma menina normal, super-protegida pela mãe e que vai para um mundo totalmente diferente do que ela conhecia, virando a vocalista de uma banda de rock e enfrentando seus altos e baixos, o filme revelaria o motivo de a banda ter acabado em tão pouco tempo.

O roteiro do filme foi baseado no relato dos próprios integrantes e as gravações aconteceram em Los Angeles e Vancouver. Para o papel de Nansi Nevins, foi escolhida a atriz Amy Jo Johnson, na época no ar em FelicityA escolha de Amy para o papel também ajudou a produção musical que desde o inicio tinha a intenção de que a protagonista fosse também uma cantora na vida real. Como co-protagonista foi escalada a atriz Kelli Williams, na época no ar em The Practice. A atriz e cantora Michelle Phillips, ex-vocalista do grupo The Mamas & the Papas, também foi escalada, ficando com o papel de Nansi Nevins mais velha.

As filmagens começaram em janeiro de 1999 em Los Angeles na Califórnia. Todo o figurino e visual dos atores foi adaptado para o conceito hippie do final dos anos 60. Os carros utilizados no filme também são referentes ao ano dos acontecimentos. Para a cena do Festival de Woodstock, foram utilizadas filmagens da época do festival, junto com novas gravações. Foi construído um palco semelhante ao que existia no festival, onde Amy e os demais atores representaram a apresentação da banda. Já as cenas da platéia vista de cima, ou até mesmo dos lados, são cenas reais das mais de 500 mil pessoas que estavam no festival.

- Músicas:

A trilha sonora foi composta pelas principais músicas da banda Sweetwater. Para passar mais realidade e maior identificação com o filme, o produtores decidiram que Amy Jo Johnson, com sua semelhança vocal com a verdadeira Nanci Nevins, colocaria sua voz nas músicas originais, que tinham sido lançadas originalmente em formato LP.

Amy Jo Johnson fez a voz principal nas canções Motherless Child, In a Rainbow, Two Worlds, Why Oh Why e Day Song. Já com os outros integrantes da banda, ela canta What's Wrong e Just For You. Amy ainda escreveu uma música especialmente para o filme, chamada First Love. Ela foi usada para representar a música de trabalho da carreira solo de Nansi Nevins, já que os direitos do trabalho solo de Nansi não foram concedidos pela Tom Cat Records/RCA. As faixas foram produzidas e mixadas pelo produtor musical Mark Hudson.

Outras canções que não pertenciam a Sweetwater foram incluídas na trilha sonora, como Crimson and Clover, um dos maiores sucesso dos anos 60, na voz de Tommy James e a inédita Sunny Day, da cantora Leah Andreone.

- Lançamento:

Com título de "Sweetwater: A True Rock Story", o filme teve sua estréia no dia 15 de Agosto de 1999, com exclusividade no horário nobre da VH1 e trazia o slogan: "Eles foram vistos por 500 mil em Woodstock, mas ninguém ouviu falar neles de novo". Ele atingiu a maior audiência do canal no ano, ficando a frente do concerto anual VH1 Divas que ano anterior havia fechado como sua atração número 1. Como resultado, o filme passou a ser exibido semanalmente acompanhado de um documentário especial que mostrava os bastidores e depoimentos do elenco e dos membros originais da banda. O videoclipe de Motherless Child e posteriormente o de In a Rainbow, entraram para a grade de clipes do canal.

Em dezembro de 1999,  o filme foi lançado no formato VHS e distribuído pela Paramount. O álbum com a trilha sonora foi lançado em uma edição limitada no mesmo ano. O sucesso do filme também encorajou a VH1 a continuar com a produção de longa-metragens, como o Two of Us, que focalizou em um fictício encontro entre John Lennon e Paul McCartney. O canal chegou a produzir mais seis filmes, porém nenhum deles repetiu o sucesso de Sweetwater. Anos depois, a sessão "Movies That Rock" passou a exibir não apenas filmes produzidos pelo VH1.

Devido a grande exposição do filme, a banda Sweetwater voltou a fazer concertos ao vivo em uma reunião depois de vários anos sem se encontrarem. Desde então, eles voltaram ao mercado musical, lançando álbuns com seus antigos sucessos e também com músicas inéditas. Na atual formação permanecem três integrantes originais: Nansi Nevins, como vocalista, Alex Del Zoppo, o tecladista e Fred Herrera, baixista.

No Brasil, com o título de Na Estrada do Rock, o filme foi lançado em VHS e teve sua estréia no canal pago Telecine. Também foi exibido na Rede Globo e ganhou constantes exibições no canal TNT.

Elenco:

Amy Jo Johnson - Nanci Nevins
Kelli Williams - Cami Carlson
Adam Ant - Todd Badham
Kurt Max Runte - Alex Del Zoppo
Michelle Phillips - Nanci Nevins (atual)
John Payne - J.D. Simon
Zak Santiago - Jorge Alam
Robert Moloney - Fred Herrera
Michelle Beaudoin - Rita Spiridakis
Michael Rawlin - Ian Rawlins
Trevor Roberts - lan Malarowitz
Frederic Forrest - Alex Del Zoppo (atual)
Terry David Mulligan - Fred Herrera (atual)
Babs Chula - Rita Spiridakis (atual)
Ingrid Tesch - Mary Nevins
Mark Murphy como Benny Hartman
Erin Wright - Janis Joplin
Lynda Boyd - Alice Belzer

Trailer:



Fotos Promocionais:




Últimas postagens: